O termo ninfoplastia refere-se a um procedimento que reduz o comprimento dos pequenos lábios. As mulheres optam pela cirurgia por uma variedade de razões, incluindo dor pela tração dos lábios ao andar de bicicleta ou durante a relação sexual, coceira ou por motivos puramente estéticos.
O objetivo do procedimento é reduzir os pequenos lábios para que eles não fiquem além dos grandes lábios. A cirurgia pode ser realizada para reduzir a assimetria quando um lábio é mais longo que o outro ou, mais comumente, para reduzir o comprimento de ambos os lábios.
A consulta médica é o primeiro passo e é onde você pode discutir por que deseja fazer essa cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado.
Nessa etapa o paciente deve informar sua condição médica, cirurgias prévias, uso de álcool e tabagismo.
Na técnica mais comum, o tecido extra é removido e suturado diretamente. Tecido extra acima do clitóris também podem ser reduzido ao mesmo tempo. O fechamento geralmente é feito com suturas absorvíveis, que não precisam ser removidas posteriormente.
Os riscos associados à labioplastia incluem os da maioria dos procedimentos cirúrgicos, incluindo sangramento, hematoma e infecção. A complicação mais comum é a ressecção excessiva. Apesar de algumas mulheres desejarem uma redução agressiva, isso pode resultar em ressecamento crônico, fibrose na abertura vaginal ou perto dela e dor na relação sexual.
Compressas geladas auxiliam no controle da dor e do edema. Relações sexuais costumam ser liberadas após 4-6 semanas de cirurgia.
A ninfoplastia é um procedimento de rápida recuperação e retorno às atividades habituais e com alta taxa de satisfação entre as pacientes.
Fonte: www.plasticsurgery.org
Rua Real Grandeza, 108, Sala 110, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22281-034