Mamoplastia de Aumento

Algumas mulheres acham que as mamas pequenas não apenas limitam as escolhas de roupas, mas também podem causar insatisfação com a imagem corporal. Aumento de mama para aumentar o tamanho e projeção das mamas melhora o equilíbrio na imagem da mulher e pode melhorar sua auto-imagem e auto-confiança.

O que é?

As próteses de mama são utilizadas para aumentar o tamanho e projeção ou para melhorar a simetria as mamas. Clinicamente conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia é capaz de:

  • Aumentar mamas naturalmente pequenas;
  • Restabelecer o volume mamário perdido após gravidez, amamentação ou grande perda de peso;
  • Alcançar melhor simetria quando as mamas são desproporcionais em tamanho e formato.

A mamoplastia de aumento, entretanto, não corrige mamas flácidas. No caso em que a mulher deseja aumentar o tamanho e ao mesmo tempo precisa melhorar a posição e formato de mamas flácidas, a mastopexia com prótese (“levantamento”  e aumento das mamas) é o procedimento indicado.

Os implantes mamários também são utilizados para cirurgias de reconstrução mamária, geralmente após mastectomia.

Mulheres adultas de qualquer idade podem se beneficiar da mamoplastia de aumento, porém, as mamas devem estar completamente desenvolvidas antes da cirurgia.  A presença de implantes mamários geralmente não interfere com a capacidade de amamentar.

Por onde começar?

A consulta médica é o primeiro passo e é onde você pode discutir por que deseja fazer essa cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado.

Nessa etapa o paciente deve informar sua condição médica, cirurgias prévias, uso de álcool e tabagismo. História familiar de câncer de mama deve ser informada para melhor aconselhamento e planejamento cirúrgico.

É importante entender todos os aspectos da cirurgia de aumento das mamas. É natural ficar ansiosa, seja por expectativa pela nova aparência ou um pouco de estresse pré-operatório.

Tipos de implantes mamários

Existe uma grande variedade de formatos (redondo, anatômico, polo inferior),  coberturas (texturizada, poliuretano) e tamanhos de próteses mamárias.

Durante a consulta médica, é possível avaliar o desejo da paciente e ao examinar suas características anatômicas em conjunto com sua história clínica, determinar qual o melhor tipo de implante, além da melhor incisão a ser utilizada e localização da prótese (acima ou abaixo do músculo peitoral maior) para cada caso.

A cirurgia

A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou anestesia local + sedação. Cada caso é analisado individualmente para decidir a melhor opção para cada paciente.

Incisões são feitas em áreas discretas para minimizar cicatrizes visíveis. Durante a consulta médica pré-operatória será definido qual via é a mais indicada para seu caso.

As opções de incisão incluem: ao longo da borda areolar (incisão periareolar), a dobra sob a mama (sulco inframamário) e na axila (incisão axilar).

Depois que a incisão é feita, o implante é inserido:  Sob o músculo peitoral (uma colocação submuscular); ou  diretamente atrás do tecido mamário, sobre o músculo peitoral (colocação submamária / subglandular).

O método de inserção e posicionamento dos implantes mamários depende do tipo de prótese, do grau de aumento desejado e da constituição física da paciente.

Embora seja uma cirurgia com uma alta taxa de satisfação, existem complicações, que são pouco frequentes e costumam ser divididas em iniciais e tardias. Os principais problemas que podem surgir pouco tempo após a inclusão dos implantes mamários são sangramento, cicatrização inadequada e infecção com necessidade de retirada da prótese. As complicações tardias mais frequentes são contratura capsular (formação de tecido cicatricial apertado ao redor do implante)e ruptura da prótese.

Apesar da diferença ser visível imediatamente após a cirurgia, o resultado final leva algum tempo, de acordo com a melhora do edema e acomodação da pele.

Outras considerações:

  • Não é garantido que os implantes mamários durem a vida inteira e, por isso, uma futura cirurgia pode ser necessário para substituir um ou ambos as próteses;
  • Gravidez, perda de peso e menopausa podem influenciar a aparência das mamas aumentadas ao longo da vida;
  • Após a cirurgia, as mamas devem ser examinadas regularmente para avaliar a condição dos implantes mamários.

Fonte: www.plasticsurgery.org

Consultório

Rua Real Grandeza, 108, Sala 110, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22281-034

Marque uma consulta: (21) 3495-3500