Mamas desproporcionalmente grandes podem causar sofrimento físico e emocional às pacientes. Pacientes com mamas muito grandes podem sentir desconforto físico resultante do peso de suas mamas. A dor resultante pode tornar desafiador para algumas pacientes realizar atividades físicas comuns. Juntamente com as doenças físicas da mama aumentada, algumas pacientes podem sofrer estresse emocional ou problemas de saúde mental mais significativos devido ao tamanho de suas mamas.
A redução de mama, também conhecida como mamoplastia redutora, é o procedimento para remover o excesso de gordura, tecido glandular e pele para atingir um tamanho de mama mais proporcional ao corpo da paciente e aliviar o desconforto associado a mamas excessivamente grandes (macromastia).
Embora a redução das mamas seja muitas vezes realizado para tratar de questões de saúde, as pacientes que não apresentam os sintomas físicos das macromastia, mas estão insatisfeitas com o tamanho de suas mamas, podem buscar a mamoplastia redutora como um procedimento estético.
A consulta médica é o primeiro passo e é onde você pode discutir por que deseja fazer essa cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado.
Nessa etapa o paciente deve informar sua condição médica, cirurgias prévias, uso de álcool e tabagismo. História familiar de câncer de mama deve ser informada para melhor aconselhamento e planejamento cirúrgico.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral. Uma incisão em forma de âncora é a forma mais utilizada para a remoção do excesso de gordura, glândula e pele das mamas.
Depois que a incisão é feita, o mamilo (que permanece ligado ao suprimento sanguíneo e nervoso original) é reposicionado. A aréola é reduzida, se necessário. O tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e moldado. A cicatriz resultante é em formato de “T invertido”.
As complicações mais comuns da mamoplastia redutora são sangramento, problemas de cicatrização e alteração, geralmente temporária, na sensibilidade dos mamilos.
Os resultados da cirurgia de redução de mama são duradouros. No entanto, com o tempo, as mamas podem mudar devido ao envelhecimento, às flutuações de peso, aos fatores hormonais e à gravidade.
Com a mama mais proporcional ao corpo, há alívio na dor e limitações físicas presentes anteriormente, além da melhora na auto-estima e auto-confiança.
Fonte: www.plasticsurgery.org
Rua Real Grandeza, 108, Sala 110, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22281-034