Mastopexia

O que é?

A mastopexia, popularmente chamada levantamento das mamas, é a cirurgia que remove o excesso de pele e reposiciona os tecidos para remodelar e dar suporte ao novo contorno da mama.

As mamas frequentemente mudam com o tempo, perdendo a forma e a firmeza da juventude. Estas alterações e perda de elasticidade da pele podem ser consequência de gravidez, amamentação, flutuações de peso, envelhecimento, gravidade, hereditariedade. A mastopexia é capaz de corrigir essas modificações, tornando a mama mais firme, elevada e rejuvenescida.

Frequentemente é combinada com a utilização de próteses mamárias para deixar as mamas maiores e mais preenchidas, principalmente no polo superior.

Por onde começar?

A consulta médica é o primeiro passo e é onde você pode discutir por que deseja fazer essa cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado.

Nessa etapa o paciente deve informar sua condição médica, cirurgias prévias, uso de álcool e tabagismo. História familiar de câncer de mama deve ser informada para melhor aconselhamento e planejamento cirúrgico.

A cirurgia

A mastopexia pode ser realizada através de uma variedade de padrões e técnicas de incisão. A técnica a ser escolhida é determinada com base em:

  • Tamanho e forma das mamas;
  • Tamanho e posição das aréolas;
  • Grau de flacidez da mama;
  • Qualidade e elasticidade da pele, bem como a quantidade de pele extra a ser ressecada.

As incisões mais frequentemente utilizadas são ao redor das aréolas (periareolar), vertical e em formato de “T invertido”.

Após as incisões, o tecido mamário subjacente é levantado e remodelado para melhorar o contorno e a firmeza da mama. O mamilo e a aréola são reposicionados em uma altura mais natural. Se necessário, próteses de silicone são incluídas para dar mais volume às novas mamas. O excesso de pele é removido para compensar a perda de elasticidade e dar mais firmeza à mama.

As complicações mais comuns da mastopexia são sangramento, infecção, problemas de cicatrização e alteração, geralmente temporária, na sensibilidade dos mamilos.

A satisfação com as novas mamas deve continuar a crescer à medida que a paciente se recupera da cirurgia. Os resultados finais da mastopexia aparecerão ao longo do tempo, à medida que a forma e a posição das mamas continuarem a se estabelecer. As cicatrizes são permanentes, mas cada vez melhores com o tempo.

Fonte: www.plasticsurgery.org

Consultório

Rua Real Grandeza, 108, Sala 110, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22281-034

Marque uma consulta: (21) 3495-3500