Blefaroplastia

O que é?

A plástica das pálpebras, chamada blefaroplastia, é o procedimento cirúrgico que melhora a aparência das pálpebras superiores e inferiores e promove uma aparência rejuvenescida da área dos olhos, fazendo a expressão parecer mais descansada e alerta.

Especificamente, a cirurgia das pálpebras pode tratar:

  • Pele flácida e em excesso que cria pregas e atrapalha o contorno natural das pálpebras superiores, algumas vezes até atrapalhando a visão;
  • Excesso de bolsas gordurosas que aparece como inchaço nas pálpebras superiores e bolsas embaixo dos olhos;
  • Flacidez e queda das pálpebras inferiores;
  • Excesso de pele e rugas finas nas pálpebras inferiores.

Por onde começar?

A consulta médica é o primeiro passo e é onde você pode discutir por que deseja fazer essa cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado.

Nessa etapa o paciente deve informar sua condição médica, cirurgias prévias, uso de álcool e tabagismo. Doenças dos olhos como glaucoma, olho seco e descolamento de retina devem ser informados, assim como uso de medicamentos, vitaminas e suplementos.

A cirurgia

A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou anestesia local + sedação. Cada caso é analisado individualmente para decidir a melhor opção para cada paciente.

As incisões são posicionadas nos sulcos das pálpebras, para que as cicatrizes fiquem o mais escondidas possíveis.

A pálpebra superior pode ser corrigida através de uma incisão no sulco natural da pálpebra. Isso permite a remoção ou reposicionamento das bolsas de gordura e remoção do excesso de pele.

A pálpebra inferior pode ser tratada com uma incisão logo abaixo da linha dos cílios inferiores. Através desta incisão, o excesso de pele e as bolsas gordurosas removidos. Uma incisão transconjuntival, criada no interior da pálpebra inferior, é uma técnica alternativa para corrigir o excesso de gordura nas pálpebras inferiores. Nesta técnica, nenhuma pele é removida.

Habitualmente, o paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia. Os cuidados pós-operatórios incluem uso de colírios e lubrificantes oculares, além de compressas geladas e medicação para controle da dor. Durante a cicatrização há inchaço e equimose (“manchas roxas”). Sensação de olhos secos e desconforto são menos frequentes mas também podem surgir.

O resultado da cirurgia de blefaroplastia aparece aos poucos, de acordo com a melhora do edema e equimoses  para revelar uma pálpebra mais lisa, bem definida além de uma aparência rejuvenescida e descansada.

Fonte: www.plasticsurgery.org

Consultório

Rua Real Grandeza, 108, Sala 110, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22281-034

Marque uma consulta: (21) 3495-3500