Abdominoplastia

O que é?

Abdominoplastia é a cirurgia que remove o excesso de gordura e pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e firme.

Um abdome plano e bem tonificado é algo que muitos lutam por meio de exercícios e controle de peso. Às vezes, esses métodos não conseguem alcançar esses objetivos.

Mesmo indivíduos com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdome volumoso e flácido. As causas mais comuns incluem , envelhecimento, hereditariedade, gravidez, cirurgia prévia e flutuações significativas no peso.

Embora os resultados de uma abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, um bom resultado pode ser perdido por flutuações significativas de peso. A abdominoplastia não é um substituto para perda de peso ou um programa de exercícios adequado.

Por esta razão, indivíduos que planejam perda de peso substancial ou mulheres que possam estar considerando futuras gestações devem considerar adiar a abdominoplastia.

A abdominoplastia também não pode corrigir as estrias, embora elas possam ser removidas ou melhoradas se estiverem localizadas nas áreas de excesso de pele que serão ressecadas.

Por onde começar?

A consulta médica é o primeiro passo e é onde você pode discutir por que deseja fazer essa cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado.

Nessa etapa o paciente deve informar sua condição médica, cirurgias prévias, uso de álcool e tabagismo.

É muito importante entender todos os aspectos do procedimento de abdominoplastia. É natural sentir alguma ansiedade, seja a antecipação pelo novo visual ou um pouco de estresse pré-operatório.

A cirurgia

O procedimento é realizado sob anestesia geral. A incisão é horizontal baixa, junto aos pelos púbicos.  A forma e o comprimento desta incisão são determinados pela quantidade de excesso de pele. Uma vez que a pele abdominal é levantada, os músculos abdominais enfraquecidos subjacentes são aproximados.

A pele do abdome superior é puxada para baixo. O excesso de pele é cortado e a pele restante é suturada. Uma nova abertura para o umbigo é criada. O umbigo é puxado até a superfície e suturado na posição.

No caso de pacientes que tiveram grandes perdas ponderais, comumente após cirurgia bariátrica, a flacidez na região do umbigo muitas vezes não é suficientemente tratada apenas com a incisão horizontal, o que torna necessário uma incisão do tipo “âncora” (acrescenta uma cicatriz vertical na linha média abdominal).

Drenos são utilizados temporariamente para impedir o acúmulo de sangue e líquido.

As complicações mais comuns da abdominoplastia são alterações na cicatrização, sangramento e acúmulo de líquido (chamado de seroma).

Habitualmente, lipoaspiração do abdome, flancos e dorso é realizado simultaneamente à abdominoplastia, o que melhora bastante o contorno corporal como um todo.

Os resultados finais da cirurgia de abdominoplastia podem ser inicialmente obscurecidos pelo inchaço e pela incapacidade para ficar totalmente em pé até que a cicatrização interna esteja completa.

Dentro de uma semana ou duas, as pacientes já estão de pé e confiante em seu novo perfil mais definido. A abdominoplastia resulta em um contorno abdominal mais plano e firme, mais proporcional ao tipo de corpo e peso da paciente.

Fonte: www.plasticsurgery.org

Consultório

Rua Real Grandeza, 108, Sala 110, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22281-034

Marque uma consulta: (21) 3495-3500