A cirurgia de ginecomastia reduz o tamanho das mamas nos homens, definindo e melhorando o contorno do tórax.
A ginecomastia é uma condição de mamas superdesenvolvidas ou aumentadas em homens que pode ocorrer em qualquer idade. A condição pode ser o resultado de alterações hormonais, hereditariedade, obesidade ou o uso de certas drogas.
A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança, principalmente em adolescentes.
Ginecomastia é caracterizada por:
A consulta médica é o primeiro passo e é onde você pode discutir por que deseja fazer essa cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado.
Nessa etapa o paciente deve informar sua condição médica, cirurgias prévias, uso de álcool e tabagismo. Uso de determinadas substâncias, principalmente anabolizantes, é uma causa para o surgimento da ginecomastia e também deve ser informado.
Nos casos em que a ginecomastia é principalmente o resultado do excesso de tecido adiposo, técnicas de lipoaspiração sozinhas podem ser usadas.
Quando existe acúmulo de tecido glandular ou de pele recomenda-se técnicas de excisão para corrigir a ginecomastia. A excisão também é necessária se a aréola precisar ser reduzida ou se o mamilo for reposicionado para um contorno masculino mais natural. Os tipos de incisão variam dependendo das condições específicas, mas costumam estar localizados ao redor da aréola.
Na maioria dos casos, uma combinação das duas técnicas, isto é, incisão e lipoaspiração são empregadas.
As complicações mais comuns da cirurgia de correção de ginecomastia são sangramento, irregularidades no contorno das mamas, acúmulo de líquido (seroma) e alterações de cicatrização.
Durante o período de recuperação da cirurgia, um colete para compressão deve ser usado para minimizar o inchaço e favorecer o novo contorno torácico. Drenos de sucção podem ser usados temporariamente para eliminar o excesso de sangue ou líquido que possa ser coletado.
O efeito final da cirurgia é permanente em muitos casos. No entanto, se a ginecomastia resultar do uso de certos medicamentos prescritos, drogas (incluindo esteróides) ou ganho de peso, o paciente deve estar totalmente livre dessas substâncias e permanecer com um peso estável para a manutenção dos resultados.
Fonte: www.plasticsurgery.org
Rua Real Grandeza, 108, Sala 110, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22281-034