Otoplastia

O que é?

Cirurgia de orelha, também conhecida como otoplastia, pode melhorar a forma, posição e proporção da orelha. Um defeito na estrutura da orelha que está presente no nascimento ou que se torna aparente com o desenvolvimento pode ser corrigido pela otoplastia. Este procedimento também pode tratar orelhas deformadas causadas por ferimentos.

Otoplastia cria uma forma mais natural, trazendo equilíbrio e proporção para as orelhas e a face. A correção de pequenas deformidades pode trazer benefícios profundos para a aparência e a autoestima.

A otoplastia pode tratar:

  • Orelhas excessivamente grandes – uma condição chamada macrotia;
  • Orelhas proeminentes (“orelhas em abano”) em um ou ambos os lados em graus variados – não associados à perda auditiva;
  • Insatisfação de adultos com cirurgia de orelha prévia.

Por onde começar?

A consulta médica é o primeiro passo e é onde você pode discutir por que deseja fazer essa cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado.

Nessa etapa o paciente deve informar sua condição médica, cirurgias prévias, uso de álcool e tabagismo. Crianças podem ser operadas a partir de 7 anos, quando a cartilagem auricular é estável o suficiente para correção.

A cirurgia

A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou anestesia local + sedação. Cada caso é analisado individualmente para decidir a melhor opção para cada paciente.

A correção das orelhas proeminentes usa técnicas cirúrgicas para criar ou aumentar a anti-hélice (dentro da borda da orelha) e reduzir a cartilagem aumentada da concha (a maior e mais profunda concavidade da orelha externa). As incisões para otoplastia são geralmente feitas na superfície posterior da orelha. Quando as incisões são necessárias na frente da orelha, elas são feitas dentro de suas dobras para escondê-las. Suturas internas não removíveis são usadas para criar e proteger a cartilagem recém-formada no lugar.

Habitualmente, o paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia. As principais complicações da cirurgia são sangramento, assimetria e irregularidades do contorno da orelha.

Desconforto imediatamente após a cirurgia da orelha é normal e pode ser controlado com medicação para dor. Pode haver uma sensação de coceira sob o curativo. É essencial que o curativo permaneça intacto e não seja removido antes do recomendado.

A cirurgia da orelha oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas proeminentes, visíveis quando os curativos que sustentam a nova forma da orelha durante as fases iniciais da cicatrização são removidos. Com a orelha posicionada permanentemente mais perto da cabeça, as cicatrizes cirúrgicas ficam escondidas atrás da orelha.

Fonte: www.plasticsurgery.org

Consultório

Rua Real Grandeza, 108, Sala 110, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22281-034

Marque uma consulta: (21) 3495-3500