Também conhecida como rinoplastia, a cirurgia do nariz melhora a aparência e proporção do nariz, aprimorando a harmonia facial e auto-confiança. A rinoplastia também pode corrigir alterações respiratórias causada por defeitos estruturais do nariz.
A cirurgia do nariz pode tratar:
Se o desejo for um nariz mais simétrico, tenha em mente que a face de todos é assimétrica em algum grau. Os resultados podem não ser completamente simétricos, embora o objetivo seja criar equilíbrio facial e proporções corretas.
A consulta médica é o primeiro passo e é onde você pode discutir por que deseja fazer essa cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado.
Nessa etapa o paciente deve informar sua condição médica, cirurgias prévias, uso de álcool e tabagismo. Também é importante que o paciente informe qualquer dificuldade respiratória e se existe relação com alguma atividade, alteração climática e se acomete apenas um ou os dois lados do nariz.
É muito importante entender todos os aspectos do seu procedimento de rinoplastia. É natural sentir alguma ansiedade, seja a excitação do novo visual antecipado ou um pouco de estresse pré-operatório.
A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou anestesia local + sedação. Cada caso é analisado individualmente para decidir a melhor opção para cada paciente.
A rinoplastia pode ser do tipo “fechada”, com todas as incisões escondidas dentro do nariz, ou to tipo “aberta”, a mais empregada atualmente, onde uma pequena incisão é feita na columela, essa estreita estrutura que separa as duas narinas. Essa abordagem permite uma ampla visualização e facilita a correção das estruturas nasais.
O nariz excessivamente grande pode ser reduzido pela remoção de osso ou cartilagem. A cirurgia do nariz também pode aumentar as estruturas nasais,através da adição de enxertos de cartilagem. Mais comumente, a cartilagem do septo é usada para essa finalidade. Ocasionalmente cartilagem da orelha ou raramente um pedaço de cartilagem de costela pode ser usado.
Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasais são reposicionados e as incisões são fechadas. Incisões adicionais podem ser colocadas nos sulcos naturais das narinas para alterar seu tamanho.
Durante a recuperação da rinoplastia, um dispositivo chamado splint nasal ou um tampão pode ser colocado dentro do nariz e uma placa pode ser colocada no lado de fora para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.
Embora o inchaço inicial diminua dentro de algumas semanas, pode levar até um ano para que o novo contorno nasal se define totalmente. Durante esse período, os pacientes podem notar mudanças graduais na aparência do nariz, à medida que ele se aprimora para um resultado mais permanente.
Fonte: www.plasticsurgery.org
Rua Real Grandeza, 108, Sala 110, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22281-034